Logo Linkedin
Logo WhatsApp

Sistema de antivírus corporativo

Por Administrador em 03/08/2022

Realmente necessito de um sistema de antivírus corporativo para minha empresa? Mesmo que ela seja de pequeno porte?

Sim. Certamente!

E o que é um sistema de antivírus corporativo?

O antivírus corporativo consiste em um software de proteção contra ameaças cibernéticas, com mais recursos e robustez do que as soluções voltadas para dispositivos pessoais (antivírus residenciais).

De acordo com a Associação de Comunicações e Eletrônicos das Forças Armadas (AFCEA), os ataques de ransomware estão aumentando e continuam a ser uma força perturbadora na indústria de segurança cibernética, afetando tudo, desde instituições financeiras até o ensino superior. Devido ao aumento do trabalho remoto causado pela pandemia, os ataques aumentaram 148%.

Em relação ao aumento de ameaças cibernéticas, antivírus corporativo é uma opção adequada para PME’s.

E como essa alternativa protetiva funciona?

• Escaneamento de vírus conhecidos: assim que um novo vírus é descoberto, o antivírus desmonta seu código e o separa em grupos de caracteres chamados de string, que não são encontrados em outros programas do computador. A partir daí, a string começa a identificar esse vírus, enquanto o antivírus faz uma varredura pelo sistema para identificá-lo em algum programa. Caso encontrado, o antivírus notifica o usuário e deleta o arquivo automaticamente, enviando-o para um espaço que pode ser visualizado posteriormente pelo usuário;

• Sensoriamento heurístico: trata-se do segundo passo de uma execução, quando o usuário solicita o escaneamento da máquina. O antivírus, por meio de um método complexo e sujeito a erros, realiza a varredura de todo o sistema em busca de instruções que não são executáveis nos programas usuais. Muitas vezes, pode apresentar erros por necessitar gravar sobre ele mesmo ou sobre outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração ou atualização;

• Busca algorítmica: trata-se de uma busca que utiliza algoritmos para encontrar os resultados;

• Checagem de integridade: refere-se ao mecanismo que registra dígitos verificadores em um banco de dados para que possa ser consultado futuramente pelo antivírus com objetivo comparativo. Quando uma nova checagem é realizada, o sistema utiliza o banco de dados com as informações armazenadas para fazer comparações a fim de se certificarem de que não existem alterações nos dígitos verificadores.

Logo um eficiente sistema de antivírus corporativo é imprescindível para todas as empresas (sejam elas de pequeno, médio e grande porte!) oferecendo proteção continua contra as mais variadas ameaças cibernéticas.